Quem trabalha com artesanato, mesmo que por puro prazer, já sonhou alguma vez em viver exclusivamente dessa arte.
Esse é um grande sonho, principalmente no universo do feltro. Afinal, essa técnica só cresce em popularidade e é muito valorizada no mercado.
Mas você já parou pra pensar no que é necessário pra viver exclusivamente da renda gerada pelo artesanato em feltro?
É disso que vamos falar neste post. Você vai conhecer a história da artesã e professora da Escola de Feltro, Lindsay Christine, que vive do artesanato há 6 anos.
Além disso, listamos alguns passos básicos que você deve seguir para ter uma carreira de sucesso no mercado artesanal.
Veja também:
Como Dobrar Suas Vendas no Elo7: 5 Dicas para Otimizar Sua Loja Online
5 Estratégias para Lotar a Agenda de Encomendas em Tempos de Crise
Minha Jornada com o Feltro: Lindsay Christine
A Lindsay Christine conheceu o feltro em 2015 e, de lá pra cá, transformou esse artesanato em sua principal fonte de renda.
Hoje ela trabalha com o que ama e é parte do time de professoras incríveis da Escola de Feltro.
E pra compartilhar a trajetória inspiradora de cada uma delas, criamos o Minha Jornada com o Feltro, uma série de vídeos pra você se inspirar ainda mais no sonho de viver de artesanato.
Veja no vídeo todos os detalhes dessa história.
Se inspirou com a jornada da Lindsay? Então veja abaixo algumas dicas essenciais pra viver do artesanato em feltro.
Se planeje para empreender
Mudar de carreira ou começar um empreendimento não é fácil. Você pode se sentir insegura ou pessimista no início. Mas não se preocupe, é completamente normal.
Por isso, se organizar é fundamental para que tudo dê certo. Assim você vai ter mais segurança em saber exatamente quais serão os próximos passos do processo.
Defina seu nicho e conheça seu público
O nicho é o recorte no mercado em que você se posiciona, como decoração para festas, lembrancinhas ou maternidade.
Definir sua área de atuação vai te ajudar numa das principais tarefas de uma empreendedora: conhecer e ser reconhecida pelo seu público alvo.
Quando você decide trabalhar com um estilo apenas, você torna sua jornada mais fácil. Afinal, fazer de tudo um pouco pode até te render encomendas, mas não vai reforçar sua marca, seu estilo e seu nome.
Escolhendo um nicho do feltro, você vai…
- Vai se tornar conhecida por uma área específica, se tornará autoridade e referência no assunto;
- Terá mais foco pra se especializar e desenvolver suas habilidades técnicas;
- Vai atrair um público mais interessado especificamente no que você faz;
- Terá menos concorrência dentro do universo do feltro;
- Terá mais facilidade em produzir conteúdo e divulgação nas redes sociais.
Tome cuidado com os gastos iniciais
Não é porque você decidiu que vai viver do feltro que deve montar um super ateliê profissional o mais rápido possível.
Cuidado com a armadilha da empolgação. Comece a montar seu ateliê com cautela, de pouco em pouco você vai ter todos os materiais e ferramentas que sempre sonhou.
Se possível, reserve parte do lucro de venda das peças para investimento no seu negócio. Assim você vai conseguir crescer de forma constante, sem criar dívidas e pendencias que podem te atrapalhar.
Se capacite para evoluir
Investir no seu negócio é fundamental para se firmar no mercado. E esse investimento deve ser feito em, pelo menos, três pilares:
1. Habilidade técnica
Você não vai conseguir viver de artesanato em feltro se o seu produto não tiver valor de venda.
E o que isso quer dizer? Ele precisa ser bonito, bem feito, bem planejado, de boa qualidade. Só assim é possível avançar para as próximas etapas.
Por isso, garanta que suas peças estão prontas pra que qualquer cliente possa se encantar.
Converse com suas amigas artesãs, peça opinião de amigos, familiares e colegas de trabalho. E esteja preparada para ouvir críticas. Nesse momento elas são indispensáveis pro seu crescimento profissional.
Invista em cursos que vão elevar o nível do seu trabalho. Esse é um “gasto” que você não pode ter medo de fazer.
Aprendendo com professoras que têm muita experiência de mercado, você não vai apenas elevar sua habilidade técnica, você vai ter um atalho para evitar todos os erros de principiantes.
2. Gestão do negócio
Gerir o seu negócio pode ser um desafio, se você não estiver preparada pra isso. Por isso, é fundamental ter algum direcionamento.
Aprender sobre gestão vai te ajudar na tomada de decisões, no seu posicionamento no mercado e, principalmente, a ter um planejamento que trará resultados.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece diversos cursos que podem te ajudar. Eles são gratuitos, 100% online e ainda oferecem certificado de conclusão. Veja alguns deles:
Curso: Aprender a empreender
“Conheça as principais características que um empreendedor deve ter e aprenda os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças. Se você está querendo abrir um negócio ou se acabou de abrir este curso é para você!”
Curso: Gestão financeira
“Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. Veja neste curso como se posicionar para controlar as finanças em seu negócio.“
3. Divulgação e marketing
“O marketing é a alma do negócio”. No artesanato em feltro esse deve ser seu lema.
Não existe artesã de sucesso sem uma boa divulgação. Afinal, antes de qualquer coisa, o cliente precisa se apaixonar pelas suas peças.
E, hoje em dia, num mundo totalmente conectado, é através das redes sociais que isso vai acontecer.
Você não pode se limitar à sua cidade, aos seus amigos e parentes. Apenas essas pessoas não vão manter seu negócio vivo. Você precisa expandir seu alcance pro país – quem sabe até pro mundo – inteiro.
Por isso, não deixe seus perfis de lado. Se esforce para publicar nem que seja uma vez ao dia.
Não é preciso ter um grande planejamento de conteúdo inicialmente, é melhor priorizar a constância.
Com mais posts, mais seguidores virão. E quanto mais você postar (independente da qualidade do conteúdo) mais prática terá para construir um perfil atraente para seus seguidores/clientes.
Tenha paciência
A pressa em ver resultados pode se tornar sua maior inimiga. Por isso, tenha calma e não desista do feltro.
Como você viu na história da Lindsay, a persistência e o estudo foram cruciais para que ela pudesse se tornar uma artesã de sucesso.
Evite comparar seu trabalho com o de artesãs experientes. Até chegar naquele resultado que você vê no Instagram, elas passaram por uma longa jornada de erros, acertos e muita dedicação!
Quer iniciar sua jornada de sucesso no feltro?
Você pode aprender muito com pessoas que já estiveram no seu lugar, artesãs que trilharam um longo caminho para viverem exclusivamente do feltro.
Fazendo parte da Escola de Feltro, você vai aprender todas as habilidades técnicas que precisa para evoluir a qualidade das suas peças, e ainda vai ter com você um time de profissionais cheias de ensinamentos preciosos para sua jornada.
Tudo isso em curso online com mais de 500 aulas e moldes incríveis pra você acessar onde e quando quiser. Quer começar hoje mesmo? Clique aqui e saiba como participar.
Veja também:
9 Passos Básicos para Ganhar Clientes no Instagram
Fotografia para Artesanato: 3 Passos para Valorizar suas Peças