Todos os detalhes de uma peça são importantes para o resultado final de um trabalho, não é? Mas, existe um aspecto que faz muita diferença no acabamento, mas nem todo mundo que trabalha com artesanato em feltro presta atenção nesse detalhe.
Estamos falando sobre o enchimento para feltro. Isso mesmo! Pode até parecer bobagem, mas sabendo a forma certa e os materiais indicados para encher cada tipo de peça, você vai perceber uma diferença enorme no seu trabalho.
Então, se você quer saber o que anda fazendo de errado, continue com a gente, confira as dicas e ainda assista um tutorial preparado pela Andréa Miranda, do ateliê Fiapo de pano. Vamos lá?
Veja também:
Como Costurar Feltro na Máquina – Dicas Para Facilitar Sua Vida
Artesanato em Feltro Para Iniciantes – Guia Absolutamente Completo
5 Materiais de enchimento para feltro
Fibra siliconada
A fibra siliconada é o enchimento para feltro mais comum entre os artesãos. É o que usamos para preencher desde as pecinhas menores, como chaveiros e lembrancinhas, até bonecas de feltro para decoração.
Até aí tudo certo, não é? Mas, acontece que alguns errinhos bem comuns podem comprometer muito a aparência das suas peças. Anote as dicas que vamos te dar!
Não economize no enchimento
Já ouviu aquele ditado sobre o “barato que sai caro”? Pois ele cabe muito bem para as dicas de enchimento para feltro.
Às vezes a economia que você faz na hora de encher uma peça, seja ela de qualquer tamanho, faz pouca diferença no bolso, mas acaba comprometendo muito o resultado do seu trabalho.
Como o feltro é um material maleável, à medida que colocamos a fibra, o tecido vai se “expandindo”. Por isso, muitas vezes a peça acaba ficando murcha depois de pronta.
No vídeo logo abaixo, a artesã André Miranda ensina uma técnica simples para você descobrir se sua peça já está cheia o suficiente.
Não se esqueça dos cantos e bordas
Dica de ouro para fazer um belo enchimento para feltro: comece sempre pelas bordas!
Não deixe para ajeitar os cantinhos quando a peça já estiver toda preenchida. Se a ela for muito pequena ou tiver cantinhos estreitos, o ideal é que você já vá enchendo esses detalhes à medida que for caseando.
Fazendo desta forma, você já garante que as bordinhas – que são difíceis de alcançar – fiquem todas preenchidas.
Para ajudar no enchimento, use uma caneta ou um palito para acomodar a fibra em toda a borda da sua peça e, só depois, preencha todo o resto.
Evite formar “caroços de fibra”
Você já finalizou um trabalho e quando foi analisar a peça, percebeu que ela estava cheia de “caroços” por dentro?
Isso acontece quando a fibra de silicone é colocada em pequenos montinhos. Desta forma, você acaba criando bolas dentro da peça, o que dá uma aparência bem desleixada para o seu trabalho.
Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você não compacte a fibra antes de colocar na peça e sim que vá acrescentando mais fibra aos poucos até que ela esteja bem “durinha”.
Para finalizar, massageie bem a peça. Assim a fibra vai se acomodar em todos os espaços sem criar nenhum caroço.
Manta acrílica
A manta acrílica é muito usada para fazer o revestimento para peças que exigem algum tipo de “estofado” ou reforço, como as guirlandas, por exemplo.
Existem alguns tipos de mantas que facilitam muito o trabalho no artesanato em feltro: a manta R1 e a R2.
Esses dois modelos de manta acrílica possuem uma camada de resina que, ao ser ativada com o calor do ferro de passar, colam ao tecido ou feltro.
A diferença entre elas é que a manta R1 possui um lado colante enquanto a manta R2 pode ser colada nas duas faces.
Manta Pack
Outro tipo de enchimento para feltro é a manta pack. Esse tipo de manta é muito usado como estofado interno para mochilas e estojos escolares.
Por ser um material leve e estruturado, ele é perfeito para preencher pequenos detalhes que precisam do efeito mais “durinho”.
Muitas artesãs também usam a manta pack para criar um fundo para bastidores de maternidade, base para guirlanda e principalmente para estruturar detalhes 3D para em peças de decoração em feltro.
Quando for preencher suas peças com a manta pack, fique bem atenta, pois como a manta é mais resistente, você deve calcular como fará o enchimento para não comprometer o caseado já feito.
Corte a manta de acordo com o molde retirando 0,5cm em toda volta. Enrole-a em um “tubinho”, coloque pela abertura e só depois abra a manta já dentro do feltro.
Forrobel
O forrobel é um tipo de manta feita de poliéster. Ele é estruturante, macio e até parece um feltro mais encorpado.
Esse material é super prático e é muito usado para criar um efeito estofado sem usar a fibra de silicone.
O forrobel permite que você preencha qualquer tipo de peça: chaveiros, revestimento para bolsas de feltro, base para guirlandas, enchimento para enfeites de porta, entre outros. Basta variar o número de camadas para alcançar diferentes resultados.
Esse material também é uma ótima opção para criar o efeito de alto relevo nos apliques decorativos, flâmulas ou plaquinhas com nomes. É um detalhe fácil de fazer, mas que valoriza muito qualquer peça!
E.V.A.
O E.V.A. é o melhor amigo amigo do artesão! E até no artesanato em feltro ele está presente.
É uma alternativa barata, fácil de encontrar e que pode ser usada de várias formas, inclusive para substituir o uso das mantas acrílicas e do forrobel.
Como a folha de E.V.A. é não é tão macia quanto as mantas, ela não proporciona um efeito estofado igual, mas também serve para preencher e estruturar pecinhas menores.
Viu só quantas opções de enchimento para feltro você tem? É muito importante conhecer novas técnicas e variar os materiais que você usa no seu dia-a-dia. Assim, além de diversificar a aparência das suas peças, você cria alternativas mais baratas para trabalhar com feltro.
Espero que as dicas tenham te ajudado. E se ficou ainda alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo. Ficaremos felizes em ajudar!
Veja também:
4 Tipos de Feltro para Artesanato: Aprenda a Escolher e Usar
Como Dublar o Feltro – Aprenda Passo a Passo!