Toda artesã já deve ter parado alguma vez para se perguntar qual cola é a mais indicada para cada tipo de material, não é mesmo? Mas, quando o assunto é o feltro, a escolha mais popular é a cola quente. Ela tem secagem rápida e aderência instantânea, principalmente em superfícies porosas como o feltro. Mas será que você sabe como usar cola quente da maneira correta, sem deixar rebarbas e excessos no feltro?
Se a resposta for “não”, não tem problema. Preparamos esse post para tirar suas dúvidas sobre cola quente no artesanato em feltro!
Veja também:
Como Fazer Ponto Caseado Passo a Passo
4 Tipos de Feltro para Artesanato: Aprenda a Escolher e Usar
Algumas dicas básicas sobre como usar cola quente
1. Materiais que podem ser colados
A cola quente pode ser usada para colar o feltro no tecido ou feltro com feltro, adicionar detalhes ou montar peças completas, além de ser usada também para criar detalhes com a cola de bastão colorido ou em glitter.
Mas, se o artesanato em feltro que você está criando será muito manuseado ou pesado, a cola mais indicada é a universal, que é mais resistente.
A cola quente é ideal para criar lembrancinhas em feltro, como bijuterias, objetos decorativos, chaveiros, entre outras opções. É só soltar a criatividade!
2. Quantidade ideal
A cola quente sai com muita facilidade do bico da pistola. Portanto, tenha cuidado para não exagerar. Se abusar, a cola vai acabar saindo pelas laterais da peça, dando um aspecto feio para o artesanato. Além disso, as rebarbas e o excesso de cola podem fazer com que a superfície macia do feltro fique dura e com ondulações.
Por isso, comece com uma quantidade modesta de cola para não ter erro, depois veja se precisará de mais ou não.
3. O jeito certo de tirar os fiapos de cola
Uma das poucas desvantagens da cola quente é que ela costuma deixar fiapinhos de cola no feltro. Para retirá-los, é só puxar delicadamente com uma pinça.
4. Desgrudar uma peça já colada
Colou uma peça no lugar errado? Nós vamos te ensinar um truque simples para desgrudar peças de feltro que já foram coladas com cola quente. Use o secador na temperatura máxima para derreter a cola, e vá puxando a peça gentilmente com uma pinça. Cuidado para não se queimar!
Se a cola quente pingar no lugar errado ou cair na sua roupa por engano, espere secar totalmente e arranque-a com a pinça. Se tentar retirar a cola ainda mole, ela acabará prendendo-se mais no tecido.
5. Guardar e limpar a pistola de cola quente
Deixe a pistola esfriar para não correr o risco de se queimar. Logo depois, remova toda a cola que sobrar no bucal. Se tiver dificuldades, use um palito de dente para desentupir o bico.
Não limpe a pistola com água! Se a cola estiver muito dura, deixe-a aquecer um pouco e remova tudo com o palito. Guarde a pistola sempre limpa e em locais fechados em temperatura ambiente (15° a 35°C) para conservar a ferramenta.
A cola quente é ótima para diferentes tipos de artesanato, não enruga ou mancha a peça e não faz sujeira. Além disso, ela não perde suas propriedades adesivas com o tempo, o que a torna a escolha principal das artesãs quando o assunto é feltro. Só tome cuidado para não deixar que as crianças usem a pistola de cola sem a supervisão de um adulto.
Deixe nos comentários se você ainda tem alguma dúvida sobre como usar cola quente no artesanato em feltro!
Imagens: Escola de Feltro
Veja também:
Um comentário em “Como Usar Cola Quente no Artesanato em Feltro”
Comentários estão encerrado.