Como Tratar o Feltro Depois da Peça Pronta: Dicas e Passo e Passo

Tratar o feltro depois da peça pronta não é muito comum, pois o tratamento normalmente acontece antes mesmo de riscar e cortar o feltro.

Porém, em alguns casos, é comum que isso acontece, por exemplo ao usar enchimento acrílico para preencher. Isso porque com o feltro duro fica difícil modelar a peça. Por isso, ao impermeabilizar o feltro com a peça pronta, você garante que elas resistam melhor à poeira, umidade e desgaste do tempo.

Neste artigo, vamos mostrar como tratar o feltro já trabalhado, como em bonecos e outras figuras, usando misturas caseiras como cola e termolina. Confira nossas dicas!

Como Impermeabilizar o Feltro Para Acabar com as Bolinhas
8 Tipos de Enchimento para Feltro que Você Precisa Conhecer

Por que tratar o feltro?

Tratar o feltro é essencial para proteger suas peças contra poeira, umidade e deformações. A impermeabilização ajuda a manter a integridade do material, prolongando a vida útil das suas criações artesanais.

Além disso, peças tratadas ficam mais fáceis de limpar e menos suscetíveis a manchas e desgaste.

Como proteger o feltro?

tratar feltro em peça pronta
Curso Ursinhos no Circo | com Jussara Bastos

Antes de iniciar o processo de impermeabilização, é importante preparar a peça de feltro. Certifique-se de que ela está limpa e livre de poeira. Se necessário, use uma escova de cerdas macias para remover qualquer sujeira superficial.

Como tratar feltro com cola?

A cola branca (PVA) é uma excelente opção para impermeabilizar peças de feltro já prontas. Ela é acessível, fácil de usar e oferece bons resultados.

Para tratar a peça pronta com cola, basta diluí-la em um pouco de água e aplicar com um pincel pequeno em todas as partes da peça, esperar secar por algumas horas e aplicar novamente se desejar. É importante que a peça esteja completamente seca para receber uma nova reaplicação.

Como tratar feltro com termolina?

A termolina leitosa é outro produto eficaz para tratar o feltro. Ela impermeabiliza e endurece o material, tornando-o mais resistente. Para usá-la no tratamento da peça pronta, basta colocar a mistura em um borrifador e aplicar diretamente na peça em uma distância de 40 a 50cm.

Espere secar por algumas horas e se preferir, pode aplicar a mistura novamente da mesma forma. É importante que a peça esteja completamente seca para a reaplicação.

Tratar feltro em peça pronta:

• Aplicação uniforme: Ao aplicar qualquer mistura, faça movimentos suaves e uniformes para garantir que toda a superfície esteja coberta.
  • Evite excesso de produto: Evite excesso de produto para não enrijecer demais o feltro.
  • Secagem completa: Certifique-se de que a peça esteja completamente seca antes de manuseá-la ou reaplicar outra camada.
  • Testes em amostras: Teste a mistura em uma pequena amostra de feltro antes de aplicar na peça final para verificar o resultado.
  • Manuseio delicado: Após o tratamento, manuseie o feltro com cuidado para evitar deformações enquanto o produto seca.

Como cuidar da sua peça de feltro?

Depois de tratar o feltro, manuseie as peças com cuidado. Evite exposição direta ao sol por longos períodos e guarde as peças em locais secos e protegidos para garantir que a impermeabilização dure mais tempo.

Como tratar o feltro para não criar bolinhas?

impermeabilizar peças de feltro
Curso Bailarinas para Maternidade | com Kerem Barrocal

Saber como tratar o feltro depois da peça pronta é fundamental para manter suas criações sempre bonitas e funcionais. Seguindo nossas dicas e passo a passo, você poderá impermeabilizar suas peças com facilidade e eficácia. Se você tem mais dicas ou dúvidas, deixe seu comentário abaixo!

E não se esqueça de conferir nosso Canal da Escola de Feltro no YouTube para mais tutoriais e inspirações. Junte-se à nossa comunidade de artesãos e aprimore ainda mais suas habilidades!

Como Costurar Zíper no Feltro: Dicas e Passo a Passo Completo
Feltro é Lavável? Descubra 5 Formas Fáceis de Limpar suas Peças