Como Fazer Porta-Vinhos para o Dia dos Pais: Passo a Passo com Molde Grátis

Se você está procurando um presente especial e personalizado para o Dia dos Pais, você pode aprender como fazer porta vinhos para a data. Além de um presente útil e sofisticado, o fato de ter sido feito por você deixa ele ainda mais especial.

Este artigo vai te guiar em um passo a passo detalhado para criar um porta-vinhos de feltro personalizado, que você pode ainda adaptar para ficar com a cara do seu pai. Continue a leitura para acompanhar.

Porta-Retrato Dia dos Pais em Feltro – Passo a Passo com Molde
7 Ideias de Lembrancinha Dia dos Pais em Feltro

O que é um porta-vinho?

Um porta-vinho é um acessório feito para armazenar e transportar garrafas de vinho de maneira segura e adequada. Também pode ser usado como embalagem para presentes em datas comemorativas. Ele possui o tamanho ideal para uma garrafa de vinho e pode ser feito de papel, feltro, madeira, plástico e outros materiais.

Para que serve um porta-vinho

A principal funcionalidade de um porta-vinho é armazenar ou transportar uma garrafa de vinho. Em formato de sacola e com alças para segurá-la, o porta-vinhos tem o tamanho ideal para a garrafa e é muito útil como embalagem para quem gosta de presentear com vinhos.

Molde porta-vinhos

Antes de começarmos, você precisará baixar e imprimir o molde. É só clicar no botão abaixo:

Materiais necessários

Para começar, você vai precisar dos seguintes materiais:

• Feltro nas cores azul estampado, palha, caramelo havaí, marrom e preto.
  • Linha de costura
  • Agulha
  • Tesoura
  • Cola de silicone
  • Cola spray
  • Molde grátis (disponível para download)

Como fazer porta-vinhos passo a passo

Siga o passo a passo com imagens abaixo para criar o seu porta-vinhos de feltro.

Recorte os moldes

1. Recorte o molde do bigode e dos óculos e duble o feltro com cola de silicone ou termocolante. Passe a cola em todo o recorte, inclusive nas bordas, cole sobre outra tira de feltro e recorte conforme o molde.

2. Recorte a tira retangular no feltro palha, a gravatinha, o chapéu (que deve ser dublado também) e uma tira azul claro para decorar o chapéu e posicione sobre a tira retangular, conforme a imagem.

3. Recorte uma tira retangular na cor estampada maior que a tira de cor palha.

Cole as tiras

4. Cole a tira maior estampada na tira menor cor de palha. Depois cole as duas na parte da frente do porta-vinhos, a parte com o vazado para alça.

Faça o ponto alinhavo

5. Com a linha e agulha, faça um ponto alinhavo em toda a volta da tira cor palha e da tira estampada. A distância entre os pontos deve ser a mesma e a costura deve permanecer reta em toda a borda. Se preferir, você pode passar uma costura reta na máquina de costura.

A parte da frente do porta-vinhos em feltro ficará assim:

6. Forre a mesa ou superfície com um pedaço de papelão ou plástico e duble a alça já costurada com cola spray.

7. Em seguida, cole a alça em uma tira de feltro da mesma cor da alça.

Corte os excessos

8. Depois de secar, corte em volta para a tira dublada ficar do mesmo tamanho.

9. Duble com cola spray as demais partes laterais da sacola, como feito anteriormente.

Costure em volta

10. Com o ponto caseado, costure todas as laterais da sacola unindo uma parte na outra.

A sacola deverá ficar assim:

11. Amasse toda a costura em volta da sacola passando a mão por cima dos pontos e por dentro da sacola, para “abrir a costura”. Dessa forma, o porta-vinhos ficará firme.

12. Posicione o recorte do chapéu, óculos, bigode e gravata por cima da sacola.

13. Por fim, com a cola de silicone, cole todos os recortes na parte da frente do seu porta-vinhos no local posicionado. Passe bastante cola, principalmente nas bordas dos recortes, para ficar bem fixado.

14. Pronto! Sua sacola porta-vinhos de feltro está finalizada! Para deixar o presente ainda mais especial, compre um bom vinho e acrescente à sacola uma TAG Dia dos Pais personalizada.

Dicas para personalizar seu porta-vinhos

A personalização é o que torna o presente ainda mais especial. Aqui estão algumas ideias que você pode adicionar ao porta-vinhos de feltro:

• Iniciais: recorte letras com as iniciais do nome do seu pai e adicione ao porta-vinhos
  • Bordados: faça bordados simples com mensagens carinhosas, desenhos ou o nome do seu pai
  • Apliques: você pode adicionar apliques para dar uma cor ao seu porta-vinhos como uvas, garrafas, taças, entre outros.

Viu como prender como fazer porta-vinhos é uma excelente maneira de criar um presente personalizado e cheio de significado para o Dia dos Pais? Com o nosso passo a passo em imagens e o molde grátis, você poderá fazer um porta-vinhos de feltro incrível.

Gostou da ideia? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook e seguir nosso canal no YouTube para mais dicas, moldes grátis e tutoriais de artesanato em feltro.

Como Fazer Protetor de Caneca em Feltro Para o Dia dos Pais
Lixeira para Carro em Feltro: Passo a Passo com Molde