Você ainda não sabe como costurar feltro? Não se desespere, pois essa é dúvida da maioria das pessoas que estão começando nessa atividade.
A boa notícia é que fazer os quatro pontos essenciais para feltro não envolve muito mistério – você pode aprendê-los em poucos minutos e ir praticando, até se tornar uma expert.
Para iniciantes, a dica é treinar em peças menores, como em chaveirinhos. Em pouco tempo de prática você terá habilidades suficientes para produzir peças maiores – e muitas vezes precisará apenas de um molde.
Veja também:
3 Dicas para Cortar Feltro que Vão Deixar Suas Peças Mais Bonitas
Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes
Como costurar feltro na mão
Apesar de exigir capricho, a costura do feltro à mão pode ser feita por qualquer pessoa, basta ter boa vontade para aprender. Confira alguns segredinhos para uma costura perfeita!
É importante prestar atenção no espaçamento deixado entre um ponto e outro. Desta forma, você terá trabalhos bem feitos e que despertam o interesse das pessoas. Mas nada de desespero na hora de escolher a agulha.
Para costurar o feltro, basta escolher uma agulha simples, com espessura e tamanho que melhor lhe atenda. Agulhas de ponta fina furam melhor o feltro.
Já a linha, é possível utilizar a comum (retrós), pesponto ou de meada. Para resultados mais delicados, opte pela linha simples, da mesma cor do feltro. Caso queira destacar algum detalhe na peça, como olhos e boca, use uma linha de cor diferente, assim o detalhe decorativo ganhará destaque quando você bordar o feltro.
Confira o post “Qual a melhor linha para feltro” e veja mais dicas.
Quer logo aprender como costurar feltro? Confira o passo a passo dos pontos mais utilizados: o caseado, o alinhavo, o atrás e o palito!
Como costurar feltro a mão passo a passo
1 – Ponto Caseado
O ponto caseado, o famoso ponto de casear, é o mais comum em peças de artesanato em feltro, já que é simples e, ainda, confere um acabamento delicado e ao mesmo tempo resistente.
Para fazer o ponto caseado, jogue a linha para a esquerda e passe a agulha de frente para trás – a agulha vai sair dentro de uma argolinha.
Termine de puxar a agulha para formar o ponto caseado. Calcule a distância entre os pontos e repita o processo.
Você pode usar o caseado para fechar peças como: guirlandas, chaveiros, bichinhos e outros.
2 – Ponto Alinhavo ou Pesponto
Você achou fácil o ponto caseado? Então pode comemorar, o alinhavo ou pesponto, é ainda mais simples, porém, exige mais atenção em relação à simetria e espaçamento.
Depois de esconder o nó entre as camadas de feltro, traga a agulha para frente e, em seguida, passe-a para trás.
Repita esse processo prestando atenção na distância deixada entre os pontos, é preciso manter certa simetria. Esse ponto é muito utilizado para unir e fechar peças de feltro.
3 – Ponto Atrás
O ponto atrás é usado para contornar e traçar linhas de um desenho e, ainda, para dar vida a detalhes criativos como boquinhas e olhinhos.
No traçado contínuo, que o ponto atrás possibilita fazer, a agulha deve voltar uma casa para formar mais um ponto, e assim sucessivamente.
4 – Ponto Palito
O ponto palito é muito usado para unir partes das peças de feltro, mas também pode ser usado na hora de fechá-las. A dica para fazer pontinhos perfeitos é endireitar a linha na hora de puxar a agulha.
Ainda que os pontos no verso da peça fiquem na diagonal, e que de fato acontece, o acabamento perfeito desse ponto exige que ele fique retinho na parte da frente, acompanhando o contorno da peça.
Agora que você já sabe como costurar feltro e aprendeu mais sobre os pontos essenciais, está na hora de iniciar e confeccionar suas próprias peças.
Não perca mais tempo! Inscreva-se na Escola de Feltro e conheça o curso de artesanato específico para iniciantes com vários moldes e o passo a passo completo de bichinhos, enfeites, chaveiros e muito mais.
Veja também:
Letras em Feltro: Passo a Passo com Moldes de Alfabeto Cursivo
Bordado em Feltro: Aprenda Como Deixar suas Peças Mais Bonitas e Diferenciadas