A bailarina é uma figura muito presente no universo cor-de-rosa das meninas. Bastante requisitada para a decoração de quartos e festas, essa bonequinha delicada não pode faltar no portfólio de um artesão. Pensando nisso, a artesã Gisele Sanches trouxe pra gente uma bailarina de feltro passo a passo, super delicada, que vai atrair olhares de todos à sua volta.
Esta é uma peça muito versátil, pode ser usada como centro de mesa, como item de decoração e onde mais você imaginar. Como não possui as pernas fixas, pode ser colocada em várias posições, dependendo da ocasião. Gostou? Continue com a gente para ver o passo a passo!
Veja também:
Como fazer uma bailarina de feltro
Materiais necessários
- Feltro nas cores: pele, rosa bebê, branco e marrom
- Linha de costura nas cores dos feltros escolhidos
- Agulha de costura
- Enchimento
- Contas pretas ou meia pérola preta para os olhos
- Tule rosa (com aproximadamente 15 cm x 80 cm)
- Fita rosa para amarrar as sapatilhas e fazer o enfeite do coque (aproximadamente 40 centímetros)
- Pistola de cola quente
- Pérolas pequenas para decorar (opcional)
- Suporte para bonecas (opcional)
- Molde Grande (clique no botão abaixo para fazer o download)
Passo a passo
Passo 1
Para começar, recorte todas as partes que compõem a bailarina, conforme os moldes.
Passo 2
Posicione a camiseta da bailarina em cima do corpinho e alfinete. Faça o mesmo com o cabelo, tanto na parte da frente como na parte de trás, e com as pernas, posicionando a sapatilha no pezinho da bailarina.
Passo 3
Para ficar mais fácil na hora de casear, você pode utilizar um pinguinho de cola quente em alguns pontos da peça para que fique tudo preso. Não coloque cola onde será caseado, apenas no meio, conforme mostra a foto.
Passo 4
Com o ponto palito, prenda a parte da frente do cabelo ao rosto da boneca. Além de facilitar na hora do enchimento, esse processo permite que a peça fique melhor acabada. Nesta etapa você também já pode bordar a boca da sua bailarina.
Passo 5
Comece a casear o corpinho pelos braços da bailarina. Vá caseando e enchendo para garantir que o enchimento chegue a todas as partes. Eu costumo usar um pincel velho para empurrar a fibra, pois facilita bastante o trabalho.
Passo 6
Continue o caseado por toda a volta da peça, mas deixe a base da blusa aberta. Troque a cor da linha sempre que mudar a cor do feltro.
Passo 7
Para dar um toque especial à sua bailarina, caseie uma pérola ou uma miçanga nos locais indicados na foto, para imitar um brinco. Interrompa nessa parte o caseado e comece a casear as pernas da bailarina.
Passo 8
Comece o caseado pela sapatilha, use a linha da mesma cor do feltro. Caseie mais um pedaço, para fechar o pé, e comece a encher. Agora caseie por completo um dos lados da perna. Quando chegar ao outro lado, costure um pouco e já vá colocando o enchimento.
Passo 9
Após fechar as pernas da bailarina, termine de encher – deixe um espaço livre de mais ou menos um dedo, que vai servir para deixar as perninhas articuladas.
Passo 10
Junte agora as pernas ao tronco da boneca, conforme mostra a foto.
Passo 11
Termine de encher a peça através da abertura da cabeça, vá costurando e enchendo.
Passo 12
Conclua o rostinho da boneca pregando os olhinhos, fazendo os cílios e uma boquinha discreta. Coloque também um pedacinho de fita ao redor do coque e um laço.
Passo 13
Para fazer a saia da bailarina, corte alguns retângulos de tule de aproximadamente 12 cm x 80 cm e faça um franzido na parte de cima para que fique bem volumosa (use o ponto alinhavo). Eu cortei 12 partes de tule, juntei todas e fiz o franzido antes de aplicar na cintura da boneca.
Para dar mais volume, cole a saia na cintura da bailarina com a parte do franzido para baixo, conforme mostra a segunda foto.
Passo 14
Após colar a saia na cintura da bailarina, vá ajeitando, abrindo as camadas para dar mais volume.
Passo 15
Pegue um pedaço de fita de aproximadamente 22 cm e trance na perna da bailarina, então cole as pontas na sola do pé, conforme mostra a foto.
Passo 16
Enfeite a cintura da bailarina e a gola da blusa conforme preferir, com um laço, com pérolas… enfim, conforme a sua criatividade mandar.
Sua bailarina de feltro está pronta e pode ser utilizada em diversas posições, basta prendê-la a um suporte e você terá uma bailarina fazendo várias poses.
Viu como é simples fazer uma peça linda para decorar festas e espaços infantis? Deixe um comentário e conte o que você achou desse passo a passo!
by Ateliê Gisele Sanches
Instagram: @ateliegiselesanches
Facebook: Ateliê Gisele Sanches – Presentes artesanais
Veja também:
Como Fazer Tiara de Feltro Infantil Passo a Passo
Presilha de Cabelo com Passarinho de Feltro – Aprenda a Fazer