Trabalhar com artesanato em feltro é ter um mundo de possibilidades. Mas você sabe por onde começar?
Dentro desse universo é possível trabalhar com diferentes temáticas e tipos de enfeites: peças para maternidade, bonecas, decoração de festa infantil e até mesmo bolsas e utilitários.
Para te ajudar a dar os primeiros passos, vamos falar sobre os materiais e ferramentas essenciais para ingressar nessa atividade. Além disso, vamos apresentar os pontos mais utilizados para fechar e bordar as peças – os quais você já pode começar a praticar desde já.
Fique com a gente para não perder nenhuma dica!
8 Materiais e ferramentas essenciais
1. Feltro
O feltro, geralmente produzido com fibras de poliéster, é barato, acessível e fácil de manusear. Não é necessário ter um grande estoque desse material.
A ideia é que com o tempo seu estoque vá aumentando. Então comece comprando recortes pequenos de feltro, de 20 cm a 1 m de comprimento, lisos e estampados.
Onde comprar
Esse material pode ser comprado em lojas que vendem produtos para fazer artesanato, como armarinhos e lojas de tecido, e inclusive pela internet.
Para não errar na compra, dê preferência para feltros de boa qualidade, com os da Santa Fé (marca líder de mercado). Eles já são tratados, isso quer dizer que não vão criar bolinhas ao longo do tempo.
Saiba mais sobre quais tipos de feltro comprar clicando aqui.
Como economizar
E lá vai uma dica para quem gosta de economia! Quem é aluno da Escola de Feltro tem desconto de 15% na compra de feltros e outros produtos vendidos na Artye, a loja online da Santa Fé. Fala se esse não é um incentivo e tanto para começar e nunca mais parar? Conheça agora mesmo a Escola de Feltro.
2. Canetas
Você precisa reservar ao menos duas canetas para riscar e transferir os moldes para o feltro: uma com tinta escura, para riscar em feltros claros, e uma com tinta clara, para riscar em feltros escuros.
As melhores opções
A caneta esferográfica, com tinta azul ou preta, é a opção mais simples e econômica para riscar em feltros claros. Para marcar feltros escuros, use uma caneta com tinta branca, encontrada em qualquer papelaria.
Caso queira desenhar no feltro alguns detalhes como boquinhas, cílios e sobrancelhas, tenha em casa uma caneta permanente, própria para artesanato. Com certeza ela será bem útil.
Muitas artesãs usam a caneta mágica (ou caneta fantasminha). Ela é super prática, pois o risco pode ser facilmente removido com alguma fonte de calor.
3. Linhas
Existem pelo menos 6 tipos de linhas que podem ser usadas no artesanato em feltro: a de costura, a de pesponto, a de meada, a invisível, a de crochê e a linha 10 (conhecida como linha de pipa). Porém, você só vai precisar de um ou dois tipos para começar.
Quando usar cada tipo
Como regra geral, linhas mais finas, como a de costura e o fio de meada, deixam os pontos mais delicados e menos aparentes. Por isso, são ótimas opções para fechar as peças.
Para bordar rostinhos e fazer outros detalhes que precisam ficar aparentes, use uma linha mais grossa, como a de crochê, por exemplo. Mas, se preferir, use até 4 fios juntos de uma linha mais fina – assim você não precisa investir em vários tipos de linha.
Já as linhas especiais, com a de pipa e a invisível, possuem usos bastante específicos. A primeira serve para pregar detalhes, como botões e miçangas, com um nível maior de resistência.
Já a linha invisível, feita de nylon, é utilizada para “apagar” ou mostrar menos a costura. Como ela não precisa ser trocada de acordo com a cor do feltro, facilita muito a costura na máquina, por exemplo.
Dicas e segredos sobre linhas
Na Escola de Feltro você vai aprender a usar todos esses tipos de linhas. Vai ver quando e onde usar as linhas mais diversas. Lá você tem aulas detalhadas e instruções para fazer trabalhos com acabamento impecável.
4. Agulhas
Para costurar o feltro, utilize uma agulha comum, de ponta fina e no tamanho que melhor se adaptar. Como elas podem se perder com facilidade, tenha algumas de reserva.
Tudo que você precisa é escolher a numeração da agulha de acordo com o tipo de trabalho que irá fazer.
Se desejar um acabamento mais delicado, com pontos menores, use uma agulha mais fina. Caso queira pontos maiores e mais evidentes, use uma agulha mais grossa.
5. Colas para feltro
Existem vários tipos de cola para feltro, mas as mais usadas são a cola quente e a cola de silicone. No início, tenha pelo menos essas duas opções.
Cola quente
A cola é a mais comum por ser facilmente encontrada em qualquer armarinho ou papelaria. Além disso, ela é muito fácil de usar e secar rápido, o que simplifica a vida da artesã.
Cola de silicone
A cola de silicone é também bem fácil de usar, a diferença para a cola de silicone é que ela demora a secar e tem uma textura mais fina.
Outros tipos de cola para feltro
No vídeo abaixo a artesã Lorena Vezzoni fala um pouco mais sobre os prós e contras de cada tipo de cola. Confira!
6. Aviamentos
Os aviamentos, assim como o feltro, também podem ser comprados aos poucos, de acordo com a necessidade. Em sua primeira compra, invista em um pacotinho de pérolas e outro de miçangas pretas – elas serão muito usadas para fazer os olhos das peças.
Compre também um pedaço de renda fina, botões variados e algumas fitas. Isso é o básico para enfeitar suas peças. Com o tempo você, naturalmente, vai expandir o seu estoque.
7. Enchimento
O enchimento mais usado no artesanato em feltro é a fibra acrílica. Você vai usar muito desse material para fazer a maioria das peças.
Na hora de encher, capriche, senão você corre o risco de ficar com uma peça murcha e enrugada.
O tipo de enchimento escolhido vai depender muito do resultado que você busca. Para peças achatadas ou fininhas, é ideal usar mantas acrícas (R1, R2 ou forrobel)
A manta pack e o EVA também podem ser usados normalmente. Vale a pena testar qual tipo você mais gosta.
8. Moldes
Não é difícil conseguir moldes na internet. Porém, como nem todos os moldes são testados, podem acontecer problemas na hora de fazer a montagem das peças.
Com isso você perde muito material fazendo tentativas que dão errado. Isso é muito comum no artesanato em feltro.
Onde encontrar os melhores moldes de feltro
Uma dica para isso não acontecer é trabalhar apenas com moldes confiáveis e que tenham instruções claras de montagem. Na Escola de Feltro você encontra centenas de moldes que funcionam de verdade e inúmeros vídeos com passo a passo. Essa ajuda é fundamental, pois garante maior variedade além do bom andamento do seu trabalho. Para quem está começando ter esse material disponível é fundamental para o sucesso no mundo do feltro. Conheça a Escola de Feltro.
Pontos essenciais
Para começar no artesanato em feltro, além de investir em moldes e materiais, também é preciso saber executar alguns pontos essenciais para produzir as peças, como o caseado, o palito, o pesponto e o atrás.
O ponto caseado é o mais usado para fechar as peças. No início, é preciso praticar em alguns retalhos de feltro para conseguir um bom resultado. Tente manter certa regularidade na altura e na distância deixada entre um ponto e outro. Quando bem feito, o caseado deixa as peças com um aspecto super delicado.
O ponto palito é super simples de fazer e não exige muita prática. Ele é usado para prender uma peça sobre a outra e pode ser feito num ritmo mais acelerado. Por isso, quando você desejar dar uma agilizada em alguma etapa do seu trabalho, vale super a pena utilizá-lo.
O pesponto, também chamado de alinhavo, é a famosa costura vai e vem – fica parecendo um tracejado, porém, pouco espaçado. Além de servir para fechar as peças, esse ponto também é usado para aplicar feltro sobre feltro.
O ponto atrás forma uma linha contínua no feltro. Saber executá-lo é essencial para bordar olhinhos, boquinhas e outros detalhes de finalização.
Aulas em vídeo dos pontos
Se você é iniciante, não tem problema. Na Escola de Feltro você terá acesso completo à todas as aulas em vídeo, que ensinam a fazer os pontos mais usados no artesanato em feltro. Você vai aprender os segredos para fazer os pontinhos mais lindos, que vão valorizar muito suas peças. Conheça a Escola de Feltro.
Peças lucrativas para fazer com feltro
O feltro, por ser um material muito fácil e barato de se trabalhar, disponibiliza inúmeras possibilidades de criação. Listamos algumas ideias para você começar a se aventurar nesse ramo.
Guirlandas
As guirlandas são, sem sombra de dúvidas, as peças mais requisitadas. Podem ser elaboradas com temas variados, como profissões, datas comemorativas e maternidade.
Na Escola de Feltro você vai aprender a fazer vários modelos incríveis de guirlandas em feltro. E o melhor: tudo com moldes detalhados. Você vai se apaixonar por essas aulas!
Móbiles
Os móbiles são os queridinhos das mamães e futuras mamães. Além de enfeitar o berço, acalmam e divertem o bebê, principalmente na troca de fraldas.
São ótimos presentes para familiares e amigos que estão aumentando a família, não é mesmo?
Chaveiros
Os chaveiros são ideais para quem quer começar mas não sabe por onde. Por serem pequenos, e por consequência mais baratos, podem ser confeccionados e vendidos em grande quantidade.
Eles são bem fáceis de fazer e vender, o que vai trazer mais chances de sucesso para quem está começando. Assistindo às aulas e com os moldes em mãos, você estará pronto para fazer lindos chaveiros para vender ou presentear.
Bonequinhas
As bonequinhas em feltro são encantadoras e tem uma ótima saída no mercado. Seja para compor decoração de quarto infantil, festas ou até mesmo para presentear. O mais interessante é poder dar a cara que quiser para sua peça. Qual cliente resistiria à uma boneca personalizada da filha?
Personagens
Os personagens não são sucesso apenas no cinema ou na TV. Eles agradam às crianças e também aos adultos.
As peças de feltro com essa temática fazem muito sucesso nas festas infantis, são ótimas lembrancinhas e com certeza renderão bons lucros.
Na Escola de Feltro você encontra várias aulas e moldes ensinando a fazer os personagens mais quentes do momento. Esse é um mercado enorme que garante ótimos lucros para quem faz artesanato em feltro.
Sapatinhos
Já pensou em criar você mesma lindos sapatinhos de bebês? Com a sua criatividade, e com as aulas da Escola de Feltro, você pode criar sua própria coleção para o seu bebê, para vender ou presentear.
As peças são uma fofura e podem ter a cara que você quiser. Irresistível, não é?
Enfeites
Não dá pra negar que o feltro é uma tendência de decoração. Além dos quartos infantis, eles ficam ótimos em qualquer ambiente em que se queira dar um toque de conforto e delicadeza.
As peças podem ter temas e aplicações variadas, como decoração de festas, enfeites de porta, almofadas e muito mais.
Bastidores
Os bastidores são peças super delicadas e também muito requisitadas. As possibilidades de temas que esse tipo de trabalho oferece são inúmeras: maternidade, profissões, nomes, e todas as outras ideias que, com certeza, você vai ter.
Você pode soltar a imaginação e criar o que quiser ou o que seus clientes encomendarem.
Todas as peças que você está vendo aqui são da Escola de Feltro. Lá você tem as aulas em vídeo ensinando a fazer cada uma dessas peças, além dos moldes em tamanho real. Tudo detalhado e pronto pra você produzir e vender. Venha fazer o que você ama e ainda ter uma ótima renda trabalhando em casa. Venha para a Escola de Feltro! Você pode ter acesso imediato a todas essas aulas, clique aqui para mais informações.
Onde vender meu artesanato em feltro?
Agora que você já viu várias possibilidades de trabalhos em feltro, chegou a hora de saber onde vender essas peças. Essa é uma parte importante que muitas artesãs ficam perdidas.
Por isso preparamos algumas dicas podem ser essenciais na hora de divulgar seu trabalho e conquistar clientes.
Boca a boca
Com certeza o mais acessível meio de se tornar conhecido no mercado é o bom e velho “boca a boca”. Antes de qualquer coisa, é importante que seu ciclo mais próximo conheça e aprecie seu trabalho.
Além de se tornarem potenciais clientes, seus amigos e familiares podem ser ótimos divulgadores, não é?
Mostre o que você faz para seus colegas de trabalho, parentes e vizinhos. Certamente eles indicarão seu trabalho quando puderem. Você vai ver que o boca a boca é muito eficiente quando ele trouxer vários clientes para você.
Feiras e Bazares
Não descarte a possibilidade de vender seus produtos diretamente para lojas ou em feiras e bazares. Comece pesquisando comércios de peças artesanais no seu próprio bairro. Eles eventualmente vão se interessar pelo seu trabalho.
Existem duas formas para esse tipo de venda: por consignação ou por atacado.
Em ambos os casos, o preço de venda para o lojista deve ser menor. Assim, ele também obterá lucro na venda das peças. Além do rendimento financeiro, ter seus produtos expostos no mercado é muito bom para a reputação do seu trabalho.
Internet
Uma das alternativas é também a internet. Hoje em dia todo mundo está conectado diariamente. Portanto, você terá uma imensidão de possibilidades: Facebook, Instagram, Elo 7, Mercado Livre, entre outros.
Crie uma página no Facebook e Instagram para expor seu negócio. Faça com que seus produtos sejam vistos compartilhando com familiares e amigos. Inicialmente pode parecer difícil, mas não desista. Com o tempo você conquistará público e seus clientes chegarão à você.
Invista em fotos bonitas das suas peças. Procure pesquisar as tendências nas redes, e criar suas publicações com base no que está bombando por aí. Mantenha-se sempre atualizado!
Decoradores
O seu trabalho pode ser extremamente útil para quem trabalha com decoração. A venda para decoradores pode ser uma ótima alternativa para vender e divulgar seu trabalho ao mesmo tempo.
E não pare por aí: procure designers de interiores, donos de buffet infantil, lojas de roupa, brinquedos e sapatos.
Com todo o material disponível na Escola de Feltro, você aprenderá também como divulgar, vender e calcular o preço das suas peças. Se inscrevendo, você terá acesso à todos os passos para conquistar clientes e ter muitas encomendas. Conheça a Escola de Feltro.
Como começar?
Se a ideia de trabalhar em casa produzindo lindas peças que vão encantar a todos te interessa, venha fazer parte da Escola de Feltro. Aqui você encontra tudo que precisa para iniciar no mundo do artesanato em feltro, mesmo que ainda não tenha nenhuma experiência. Na Escola de Feltro você tem acesso à:
- Mais de 500 aulas em vídeo com os mais diversos temas
- Aulas desde o nível completamente iniciante até o avançado
- Todos as técnicas e truques das maiores artesãs do Brasil
- Centenas de moldes em tamanho real prontos para imprimir
- Acesso a comunidade com mais de 3.000 alunos para tirar dúvidas e trocar ideias
- Aulas específicas sobre divulgação e vendas
- Cursos e moldes novos todos os meses
- Descontos em lojas do ramo e outras vantagens
Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o artesanato em feltro neste artigo, tenho certeza que vai adorar fazer parte da Escola de Feltro.
Clique aqui e veja todos os detalhes do curso.
5 comentários sobre “Artesanato em Feltro Para Iniciantes – Guia Absolutamente Completo”
Comentários estão encerrado.