O artesanato em feltro já é uma grande sensação há anos e que, com certeza, chegou para ficar de vez! Afinal, são muitas peças lindas e incríveis que podem ser produzidas com esse material e serem utilizadas para as mais diversas finalidades.
Além disso, as artesãs adoram trabalhar com ele! Isso porque, além de barato, ele é de fácil manuseio. Ou seja, não é preciso muito para começar a se aventurar nesse mundo. Se você é uma dessas artesãs, com certeza sabe do que estamos falando, não é verdade?
Mas você conhece, de fato, a história do feltro? Conhece todos os materiais utilizados nesse tipo de artesanato? Sabe quais são os nichos que mais apresentam oportunidades no mercado?
Se não sabe, então chegou a hora de descobrir tudo isso para aprimorar e fazer crescer o seu negócio de artesanato em feltro. Afinal, preparamos um guia definitivo que promete esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a vender mais. Por isso confira!
Veja também
Como Fazer Etiqueta para Artesanato em Feltro em 2 Passos Simples
5 Erros que te Impedem de Viver do Artesanato em Feltro
É possível ter uma renda com artesanato em feltro?
Sim! O feltro é um ramo do artesanato que vem crescendo há muitos anos. Por estar ligado ao universo infantil, a demanda desse tipo de enfeite é alta.
Além disso, esse material é muito versátil e permite que você crie qualquer tipo de peça, desde os mais simples chaveiros até brinquedos pedagógicos muito elaborados.
No vídeo abaixo você vai conhecer a história da artesã e professora de artesanato em feltro Meiri Saar. Assista e anote várias dicas para começar a trabalhar com feltro e ter uma profissão lucrativa com ele.
A história do feltro
Conhecer a história e a origem do material com o qual se trabalha é muito importante para agregar valor ao produto. É por isso que você precisa saber que a história do feltro começou há milhares de anos.
Os primeiros sinais de uso desse tecido podem ser encontrados ainda nos registros arqueológicos. Mongólia e Turquia utilizavam-no para produzir mantas, tapetes, roupas e tendas nômades. Nessa época, ele era produzido com pelos dos animais. Mas, com o passar do tempo, passou a ser produzido com fibras sintéticas.
Ele é conhecido como um TNT, ou seja, um tecido não tecido. Pode ser encontrado em variadas cores e espessuras no mercado e dá origem a uma diversidade inimaginável de peças artesanais.
Materiais utilizados no artesanato em feltro
Para trabalhar com o artesanato em feltro é necessário ter alguns materiais específicos e de qualidade à sua disposição. Nesse sentido, os mais básicos para qualquer tipo de trabalho, além do feltro, são:
- Tesoura: é bom ter vários modelos de tesoura, pois cada trabalho pode demandar uma. A tesoura pequena, por exemplo, serve para detalhes retos; as grandes, para cortar os pedaços de feltro maiores; e a de ponta curva, para fazer peças redondas. O importante é que elas estejam bem afiadas.
- Canetas: esse material é indispensável para riscar e transferir os moldes para o feltro. Procure sempre riscar do lado “avesso”, que é um pouco mais áspero. Além disso, tenha, no mínimo, duas: uma com tinta escura para riscar no feltro claro e uma com tinta clara para riscar no feltro escuro. Você pode usar caneta esferográfica, permanente ou mágica, aquela que pode ser apagada facilmente.
- Linha: existem muitas linhas que podem ser utilizadas nas peças em feltro, como a de costura, a de pesponto, a de meada, a invisível, a de crochê e a linha 10 (conhecida como linha de pipa). Com a prática, você descobrirá qual é a melhor para cada tipo de trabalho.
- Agulhas: pelo fato de o feltro ser cheio de buraquinhos, fica fácil passar a agulha de um lado para o outro, mesmo ele tendo uma textura mais rígida. Use a agulha comum, de ponta fina e no tamanho que for melhor para você trabalhar. Para fazer acabamentos mais delicados, utilize uma agulha mais fina. Para pontos maiores, utilize uma agulha mais grossa.
- Cola: as colas mais utilizadas no artesanato em feltro são a quente e a de silicone. Veja nos vídeos abaixo como escolher a melhor cola para o seu trabalho e como, em caso de incidentes, limpar a cola quente do feltro sem danificar a peça.
- Enchimento: o mais utilizado é a manta acrílica. Ele é utilizado na maioria das peças em feltro.
Nichos de mercado do artesanato em feltro
No mundo do artesanato, o feltro pode ser utilizado para produzir muitas e muitas peças. Os nichos também são os mais diversos. E é nesse ponto que gostaríamos de chegar!
Se você está querendo viver do artesanato em feltro, saiba que isso é plenamente possível! Mas é preciso que você se especialize em um ou, no máximo, dois nichos.
Isso porque você se tornará uma autoridade e referência na área, terá mais foco para se especializar e desenvolver suas habilidades, vai atrair um público que realmente esteja interessado em adquirir as suas peças, diminuirá a concorrência e terá mais facilidade para produzir conteúdo nas redes sociais. Por isso, nada de sair atirando para todos os lados!
Assim, para definir o seu nicho, é necessário levar em conta quais as peças que você mais gosta de fazer, se o ramo é lucrativo e se existe demanda suficiente para ele.
Pensando em te ajudar, separamos os nichos de mercado mais lucrativos. Veja só!
1. Maternidade
Com certeza esse é o nicho que mais possui demanda no mundo do artesanato em feltro. Isso porque as mamães, além de quererem encher de enfeite o quarto do baby, gostam de distribuir lembrancinhas em feltro em algumas ocasiões especiais, como nos chás de revelação e de fralda, após o nascimento do filho, entre outros momentos.
Algumas opções de peças nesse nicho são: guirlandas
- Bastidores
- Móbiles
- Enfeites de porta
- Lembrancinhas
2. Festas infantis
Seguindo mais ou menos a mesma lógica da maternidade, o nicho de festas infantis também tem muita demanda. Além disso, ele permite a criação de peças com os mais variados temas. Não há papais e mamães que resistam a uma decoração personalizada e especial como essa! Por isso nesse artigo separamos 17 temas de festa infantil que você precisa conhecer!
3. Datas comemorativas
Você pode até imaginar que o nicho de datas comemorativas não é muito bom, pelo fato de ser específico de algumas épocas do ano. Mas saiba que é um erro pensar assim! Primeiro porque quase todos os meses do ano existem eventos comemorativos, como: Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Junina, Dia das Crianças, entre outros.
E segundo porque a demanda nessas épocas é tão alta que, com certeza, você começará a produção de uma determinada data muito antes dela chegar. Ou seja, você nunca ficará parada!
4. Peças pedagógicas
A área educacional tem requerido muitas peças em feltro para auxiliar no aprendizado das crianças. Nesse sentido, a procura por peças pedagógicas, como são chamadas, também tem crescido muito. Conheça mais sobre elas aqui.
Como expandir o seu negócio?
Depois de conhecer sobre a história do feltro, os materiais necessários para você trabalhar e os nichos mais promissores, provavelmente você está querendo colocar a mão na massa para criar ou para expandir o seu negócio, não é verdade? Para isso, é preciso seguir algumas dicas que você confere logo abaixo.
1. Defina seu nicho
Como falamos anteriormente, a definição de nicho é muito importante para você saber qual é o público que se deseja alcançar. Por isso, siga as dicas do tópico anterior para defini-lo. Só assim você conseguirá planejar o seu negócio.
2. Faça alguns investimentos
Você precisará investir em algumas áreas se quiser que o seu negócio seja um sucesso. Nesse sentido, você precisa:
- Investir em cursos: para se qualificar e produzir peças perfeitas. A Escola de Feltro oferece vários cursos nos mais diversificados nichos;
- Estudar sobre gestão de negócios: para ter um planejamento quanto aos gastos e às tomadas de decisões. O Sebrae oferece diversos cursos gratuitos que podem te ajudar.
3. Divulgue suas peças
Hoje em dia, a internet é a alma do negócio. Afinal, é através dela que muitos clientes vão chegar até você. Por isso utilize suas redes sociais e os sites de artesanato, como o Elo7, para vender e enviar as suas peças para vários estados do Brasil. Não se esqueça de tirar boas e atrativas fotos, ok?
E então, depois desse guia absolutamente completo sobre como atuar no artesanato em feltro, com certeza você deve estar animada para colocar em prática todas essas dicas, não é mesmo? O mais importante é que você tenha foco, determinação e perseverança!
E se ficou alguma dúvida, deixe registrado nos comentários logo abaixo. A Escola de Feltro tem imenso prazer em te ajudar a dar mais um passo na sua carreira como artesã!
Veja também
Brinquedos de Feltro: 6 Modelos Lucrativos e Fáceis de Vender
6 Pontos de Bordado para Iniciantes: Aprenda de Forma Simples