Como Fazer Balão Junino de Feltro: Passo a Passo com Molde Grátis

Se você está procurando como fazer um balão junino para seu enfeite de festa junina, você veio ao lugar certo! Os balões juninos são elementos tradicionais nestas comemorações, pois remetem a uma antiga tradição do interior de soltar balão nesta época do ano. É importante lembrar que essa prática hoje em dia é proibida, mas os balões decorativos permanecem presentes.

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo detalhado, com molde grátis, para criar esse lindo enfeite que vai alegrar sua festa. Vamos começar?

O Que é Forrobel e Como Usá-lo Corretamente no Feltro?
Como Usar Termocolante em Tecido: Dicas e Passo a Passo Completo

Materiais necessários para fazer balão junino

como fazer balão junino

Para fazer seu balão junino de feltro, você vai precisar dos seguintes materiais:

• Feltro branco
  • Chita
  • Manta pack 6mm
  • Fitas de cetim
  • Caneta
  • Estilete
  • Tesoura
  • Cola spray e cola de silicone
  • Linha amarela
  • Agulha

Molde balão junino

Antes de começar, você deve baixar e imprimir o molde abaixo:

balao festa junina molde

Balão de festa junina passo a passo

Agora sim, vamos ao tutorial.

1. Primeiro recorte o molde em duas parte do tecido chita.
como fazer balão para festa junina

2. Por se tratar de um tecido muito fino e sensível, você precisará dublar a chita no feltro. Para isso, você deve forrar a mesa ou superfície com um plástico, colocar os triângulos de chita cortados por cima e borrifar a cola spray por cima deles.

balão junino como fazer

3. Cole a chita dublada no feltro branco do lado avesso para dentro.

balão de festa junina como fazer

Repita o processo com o outro pedaço de chita.

balão junino de feltro

4. Recorte em volta da chita seguindo o mesmo traço do molde. Faça isso nos dois recortes da chita.

balão junino passo a passo

5. Com a caneta, risque o molde em um pedaço da manta pack e com o estilete recorte em volta do traço. Muito cuidado neste passo para seguir o risco corretamente.

balão de festa junina passo a passo

6. Com a tesoura, retire os excessos da borda da manta pack e os riscos da caneta.

como fazer balão de são joão

7. Com a cola de silicone, cole um pequeno pedaço de fita de cetim dobrada em laço na ponta do balão.

balão de são joão como fazer

8. Na parte de baixo do balão, cole pedaços de fita de cetim coloridas com tamanho maior.

balão de são joão passo a passo
balão de são joão em feltro

9. Aplique cola de silicone no meio do feltro e encaixe a manta pack por cima.

O que fazer para festa junina decoração?

10. Aplique a cola de silicone por cima da manta pack e encaixe a outra parte da chita por cima, com a estampa virada para cima e o feltro para dentro da manta pack, formando um sanduiche.

enfeite de festa junina

11. Com agulha e a linha amarela, faça uma costura com ponto caseado por volta de todo o balão.

enfeite de são joão

12. Está pronto o seu balão junino!

enfeite de festa junina em feltro

Como fazer balão junino passo a passo

Acha mais fácil acompanhar o passo a passo por vídeo? Não se preocupe! O tutorial está disponível também no canal da Escola de Feltro no Youtube. Confira:

E não deixe de seguir nosso canal no Youtube. Lá você descobre quais os novos cursos da Escola de Feltro e tem acesso a tutoriais, lives, aulas ao vivo gratuitas e muito mais!

Como Fazer Termolina Caseira: Receitas e Passo a Passo
Manta R1 e R2: Qual a Diferença e Como Usá-las no Feltro