Manta R1 e R2: Qual a Diferença Entre Elas e Como Usá-las no Feltro

Você sabe qual é a diferença entre manta R1 e R2? Se você trabalha com o feltro, já deve ter se feito essa pergunta, não é verdade? Afinal, a manta acrílica é um material muito utilizado no artesanato em feltro.

Provavelmente você já saiba, mas é sempre bom reforçar: a finalidade desse tipo de enchimento é dar estrutura e acabamento a peças como bonecos, enfeites e acessórios.

Nesse cenário, é preciso saber que existem duas opções de manta acrílica: a R1 e a R2. No entanto, muitos artesãos têm dificuldades em entender as especificidades de cada uma e como usá-las corretamente.

Por isso, neste post, vamos explicar tudo sobre a manta R1 e R2 para que você não tenha mais dúvidas na hora de produzir os seus artesanatos. Confira!

Como Impermeabilizar o Feltro Para Acabar com as Bolinhas
8 Tipos de Enchimento para Feltro que Você Precisa Conhecer

Para que serve a manta acrílica?

Antes de falarmos sobre as diferenças entre a manta R1 e R2, é preciso compreender o que é a manta acrílica e para que ela serve.

Nesse sentido, saiba que a manta acrílica é um tipo de enchimento feito com fibras 100% poliéster, muito usado para fazer o revestimento interno e o enchimento de várias peças. Assim, ela garante um efeito de “estofado” aos trabalhos.

Além disso, ela pode ser utilizada para dar sustentação às peças e, em outros casos, garantir um acabamento mais bonito.

O que é uma manta R1?

A manta R1 é um tipo de manta acrílica que possui uma resina colante, isto é, uma textura adesiva em um dos seus lados. Portanto, ela possui um lado macio e o outro – que é resinado – áspero.

Convém mencionar que, para aderir ao tecido e permitir que a costura da peça fique bem alinhada – é necessário que a resina seja ativada por meio de uma fonte de calor, como o ferro de passar, por exemplo.

Além dos trabalhos em feltro, essa manta é indicada para trabalhos de patchwork que demandem aplique em relevo, além de nécessaires, bolsas, etc.

O que é uma manta R2?

A manta R2, por sua vez, é aquela que possui a aplicação de resina em seus dois lados, portanto, ambos são ásperos. Por causa disso, ela pode aderir ao tecido utilizado em um trabalho por meio de suas duas faces.

Devido à sua boa aderência após a aplicação de uma fonte de calor, a manta R2 dispensa o uso de termocolante e é comumente utilizada para a produção de divisórias de bolsas e carteiras, jogos americanos, descanso de panelas, etc.

Como usar manta R1 e R2

As mantas R1 e R2 são materiais versáteis e práticos, amplamente utilizadas no artesanato em feltro para proporcionar às peças:

• Estrutura e suporte
  • Decoração
  • Estabilidade
  • Conforto
  • Acabamento
  • Detalhes delicados

Mas, afinal, qual a diferença entre manta R1 e R2?

manta R1
Escola de Feltro | Curso Bolsas Divertidas em Feltro | Artesã: Ju Neiva

Como deu para perceber, a única diferença entre a manta R1 e R2 está na quantidade de lados resinados, isto é, nas faces que possuem uma espécie de “cola”.

Assim, enquanto a manta R1 possui apenas um dos lados resinados, a manta R2 possui as suas duas faces colantes.

Em razão desse ponto, a manta R2 consegue sustentar melhor as peças, uma vez que possui os dois lados resinados e, portanto, adere mais facilmente aos tecidos.

Como as mantas R1 e R2 podem ser usadas no feltro?

No mundo do feltro, a manta acrílica é um dos tipos de enchimento mais famosos. Ela é usada, principalmente, para reforçar peças, criar uma textura “fofa” ou possibilitar um relevo delicado nos artigos.

Nesse sentido, de forma prática, saiba que o seu uso costuma ser mais comum em peças achatadas, como guirlandas e flâmulas, por exemplo.

Esperamos que este artigo sobre a manta R1 e R2, bem como suas diferenças tenha sido útil para você!

Aproveite a oportunidade para conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube para conferir aulas e tutoriais diversos e, assim, produzir peças incríveis!

Como Usar Termocolante em Tecido: Dicas e Passo a Passo Completo
Como Costurar Zíper no Feltro: Dicas e Passo a Passo Completo