Incrementar as peças em feltro para deixá-las mais bonitas e atrativas não é uma tarefa difícil! Afinal, simples pontos de bordado são capazes de dar outra cara a elas.
Por isso, conhecer mais sobre o bordado livre é quase que uma obrigação das artesãs que trabalham com o feltro e querem estar por dentro das tendências.
Pensando nisso, listamos várias dicas de bordado para iniciantes neste post.
Vamos te contar quais são os materiais necessários para começar e os principais e mais básicos pontos livres que podem ser usados para bordar e preencher detalhes nas peças de feltro. Confira!
Veja Também
Bordado em Feltro: Aprenda Como Deixar suas Peças Mais Bonitas
Olhos para Bonecas de Feltro: Descubra 9 Modelos para Testar
Materiais para bordado em feltro
Para fazer os pontos de bordado livre nas suas peças, você vai precisar, além do feltro, de:
- Linha: a mais utilizada para bordados livres é a linha meada. Porém, você também pode usar a linha perlé ou a de costura. Essa última pode ser ideal para algumas peças de feltro menores e mais delicadas.
- Agulha: os modelos de agulha variam conforme o tipo de tecido que será bordado. Já que estamos falando do feltro, procure por agulhas próprias para ele.
- Tesoura: de ponta fina.
- Gráficos: no bordado livre não existem gráficos complexos. Na realidade, eles equivalem a riscos de frases, desenhos e imagens que vão ser passados para o feltro para que você possa seguir com o bordado. Ele não é obrigatório, mas pode ajudar muito.
Pontos de bordado passo a passo
Agora que você já sabe quais os materiais serão necessários para desempenhar o seu trabalho, vamos te mostrar os principais pontos utilizados no bordado livre. Eles são básicos e fáceis de serem feitos.
6 Pontos de bordado para iniciantes
1. Ponto corrente
Também conhecido como ponto partido ou ponto elo, o ponto corrente é um dos mais básicos do bordado livre, além de ser super fácil de ser feito.
Sua finalidade pode ser para fazer contornos ou preenchimentos. Para fazê-lo, é preciso iniciar as correntes dentro do centro do ponto anterior.
2. Ponto atrás
O ponto atrás também é um dos mais utilizados no bordado e, geralmente, é a base de muitos outros pontos. Pode ser usado para fazer contornos, letras e preenchimentos específicos.
A imagem abaixo mostra o passo a passo dele que, basicamente, consiste em entrar com a agulha mais à frente do último ponto para só depois voltar com a linha rente a esse. E assim por diante…
Assim, puxe a agulha em A com a distância de um ponto. Coloque a agulha em B e puxe em C, com espaço de um ponto em frente a A. Na sequência, introduza a agulha em A novamente e puxe em D.
3. Ponto matiz
O ponto matiz é muito usado para fazer preenchimentos de grandes áreas e trabalhos com efeito sombreado. Ele consiste em linhas retas próximas umas das outras.
Como mostra a imagem abaixo, insira a agulha em A e coloque em B. Na primeira fileira, alterne pontos longos e curtos. Nas demais, os pontos devem ser feitos no mesmo tamanho.
4. Ponto cheio
Esse ponto também é utilizado para o preenchimento, porém de áreas menores. Por isso, ele também consiste em linhas retas próximas umas das outras.
Como indica a imagem a seguir, insira a agulha em A e coloque em B. Repita mantendo a consistência entre os pontos.
5. Ponto haste
Esse ponto tem a aparência de uma trança e pode ser utilizado para fazer contornos e preenchimentos. É excelente para dar um efeito de relevo ao trabalho.
Como mostra a imagem abaixo, para fazê-lo você deve: puxar a agulha em A, introduzir em B e puxar de novo em C. Em seguida, colocar a agulha em D e puxar em B. Os pontos devem ser sempre do mesmo tamanho.
6. Ponto zigue-zague
O ponto zigue-zague é decorativo, sendo, portanto, utilizado para produzir efeitos diferentes no bordado.
Para fazê-lo, como indica a imagem a seguir, você deve: puxar a agulha em A e colocar em B. Puxar a agulha de novo em C.
Na sequência, colocar a agulha em D e puxar em E.
Colocar a agulha em F e puxar em D.
Colocar a agulha em G e puxar em H. Por fim, introduzir a agulha em I e puxar novamente em G.
10 ideias de bordados
Agora que você conheceu os pontos mais simples e básicos do bordado e os materiais necessários para produzi-los, é hora de ver algumas inspirações do bordado em feltro. Veja como ele faz toda a diferença nas peças!
Os pontos de bordado realmente deixam as peças em feltro incríveis, não é?
Se você quiser aprender a fazer peças cada vez mais profissionais e lucrativas, conheça o canal da Escola de Feltro no Youtube. Lá você encontrará passo a passos e ficará por dentro do artesanato em feltro. Não perca!
Veja Também
4 Tendências do Artesanato em Feltro para se Atualizar em 2021
30 Modelos Lindos de Móbiles de Feltro para se Inspirar